Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2025.
Portus inicia processo de seleção para a Diretoria Executiva – Mandato 01/01/2026 a 31/12/2029
O Portus Instituto de Seguridade Social informa o início do procedimento de seleção dos Diretores da Diretoria Executiva, para o mandato de 01 de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2029.
O processo está disciplinado pelo Regulamento de Seleção para Diretoria Executiva, aprovado pelo Conselho Deliberativo (CONDEL), documento que estabelece as normas, critérios e etapas que nortearão a escolha dos dirigentes, em conformidade com a Lei Complementar nº 108/2001, Lei Complementar nº 109/2001, Resoluções CNPC nº 35/2019 e nº 39/2021, Resolução PREVIC nº 23/2023, além do Estatuto Social do Portus.
O processo de seleção contempla as etapas de indicação, análise técnica e documental, deliberação pelo Conselho Deliberativo e habilitação pela PREVIC. Conforme o regulamento aprovado, as patrocinadoras são responsáveis pela indicação dos candidatos aos cargos de Diretor-Presidente e Diretor Administrativo-Financeiro, enquanto o cargo de Diretor de Seguridade será indicado pelos participantes e assistidos, por meio de suas entidades representativas, sindicatos e associações.
Essa iniciativa reafirma o compromisso do Portus com a transparência, legalidade, integridade e governança, princípios fundamentais que norteiam sua atuação como entidade fechada de previdência complementar.
O Regulamento de Seleção para Diretoria Executiva está disponível neste link para consulta pública.